Business Valuation: Conhecendo o valor da sua empresa

Business Valuation
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CONTEÚDO

Conhecer o que é Business Valuation e saber calcular, permite um conhecimento mais profundo de um negócio.

Além disso, pode trazer oportunidades para o crescimento do negócio.

Inicialmente, este conceito estava bastante atrelado ao mercado de ações, porém, nos últimos anos tem alcançado empresas de todos os portes, pois passou-se a entender que pode contribuir enormemente para o planejamento e crescimento de todas as empresas.

O que é Business Valuation?

Mas, afinal, o que significa o termo Business Valuation?

Em português, significa “avaliação de empresas”.

Trata-se de determinadas metodologias para aferir o valor de mercado real de uma empresa.

Não existe um método único para calcular o valor do negócio, porém alguns métodos são mais utilizados pelos especialistas.

Porém, a base de cálculo são os informes financeiros e contábeis da empresa.

Qual a utilidade do Business Valuation para a sua empresa?

Existem algumas situações em que calcular o Business Valuation é realmente indispensável para decisões assertivas.

Confira abaixo, quando é a hora de calcular o valor do seu negócio:

  • Quando se deseja analisar o cenário econômico e financeiro da empresa;
  • Para resolução de questões judiciais;
  • Quando se deseja encontrar investidores;
  • Após a aquisição da empresa de um terceiro;
  • Quando se pretende vender a empresa;
  • Para a entrada de um novo sócio;
  • Mudança no regime tributário;
  • Auditoria fiscal.

Em qualquer dessas situações, entender o valor real do negócio é a única saída para não trazer prejuízos aos negócios.

Quais são os métodos de calcular o Business Valuation?

Existem diversos métodos para calcular o valor da empresa, todavia, existem alguns métodos mais utilizados por especialistas.

Vamos abordar os métodos mais utilizados.

Fluxo de Caixa Descontado

Este é o método mais conhecido e utilizado, pois é considerado o método mais completo.

Essa técnica reúne os bens tangíveis e intangíveis da empresa, tais como:

  • Indicadores financeiros e contábeis
  • Análise de fatores externos
  • Carteira de clientes
  • Concorrência
  • Ambiente macroeconômico

Liquidação

Esta é a metodologia mais simples.

Considera-se somente os bens (ativos) imobilizados. Desconsidera, por exemplo, a carteira de clientes.

Por este motivo,  é um método mais limitado. Afinal, a carteira de clientes pode representar muito valor adicional para o Business Valuation.

Múltiplos

É um método que também possui algumas limitações.

O seu conceito básico é avaliar empresas semelhantes, considerando informações de transações passadas.

Devo calcular sozinho o Business Valuation?

Se a sua empresa encontra-se em uma das situações em que é necessário conhecer corretamente o valor do negócio, nossa dica é procurar uma empresa especialista no assunto.

Nós da Princípio Contabilidade, somos uma empresa de contabilidade digital que conta com uma equipe de especialistas para ajudar a sua empresa nessa tarefa.

Entre em contato conosco para mais informações.

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