Entenda como a incorreta contabilização levou a um rombo bilionário!
A Crise Instaurada
Nas últimas semanas o assunto que mais repercutiu no âmbito empresarial foi a crise na empresa Americanas, que levantou muitas dúvidas em relação ao seu método de controle contábil. As dificuldades econômicas foram anunciadas no dia 11 de janeiro, depois que o ex CEO, Sérgio Rial, encontrou inconsistências de quase 20 bilhões de reais nos balanços patrimoniais da corporação, o que levou as ações da Americanas a caírem cerca de 80% no dia seguinte.
Mas quais foram os erros contábeis que culminaram na atual situação desastrosa da enorme varejista brasileira?
Risco Sacado
No varejo, comumente, o prazo para pagamento dos fornecedores é apertado, e uma alternativa é recorrer a empréstimos em bancos que por sua vez trabalham com parcelamentos e pagamentos de longo prazo, ou seja, utiliza-se os recursos adquiridos dos bancos para pagamento de fornecedores, o nome dado a essas operações é risco sacado. O problema é que esse financiamento vem acompanhado de altos juros que não foram contabilizados da forma correta no balanço da empresa, mascarando assim o resultado. Quando o trâmite foi descoberto, a dívida real da empresa passava dos 40 bilhões de reais.
É de grande importância a transparência nos resultados financeiros para empresas de capital aberto, como a varejista, pois são a partir deles que os investidores tomam as decisões de comprar ou vender ações, e se as informações são incoerentes com a realidade a empresa está prejudicando futuros compradores e vendedores.
Auditoria
É regra que as demonstrações das Sociedades Anônimas sejam auditadas por auditores independentes, porém a instituição que realiza a inspeção e verificação dos balanços da Americanas não encontrou nenhum erro ou improcedência, nem sequer levantou dúvidas sobre o “risco sacado”. Logo depois que a crise foi anunciada, a auditoria independente começou ser investigada.
Conclusão
A correta e adequada elaboração das demonstrações contábeis é de suma importância para todos os usuários dela, principalmente credores e acionistas. Sendo assim, não enviar todas as informações ou omitir parte delas para a contabilidade pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa. Portanto, deve-se ter cautela e dar a devida atenção para esses demonstrativos que demonstram como anda o real cenário econômico de uma companhia e que
ajudam nas tomadas de decisões.