Fator R – pague menos impostos no Simples Nacional!

Descubra Agora O Que E O Fator R E Entenda A Sua Importancia Para Uma Empresa Blog - Princípio Contabilidade Digital
Compartilhe nas redes!
CONTEÚDO

Descubra agora como o cálculo do Fator R pode te ajudar a pagar menos impostos!

A depender do Anexo do Simples Nacional, um prestador de serviços pode recolher menos em impostos por conta da variação das alíquotas

Um dos fatores que mais interferem no sucesso financeiro de uma empresa certamente é a carga tributária – que, a depender do regime optado, pode ser bastante alta.

Mas as variações também se enquadram dentro do Simples Nacional; afinal, um prestador de serviços pode fazer parte de mais de um Anexo e, dessa forma, lidar com diferentes alíquotas.

Dessa forma, a questão que fica é: como saber qual a opção mais benéfica para o meu negócio? É possível pagar menos impostos sem mudar de regime tributário?

É o que vamos te responder neste artigo graças ao Fator R, portanto continue conosco até o fim do texto e confira como tornar a sua saúde financeira ainda mais positiva!

Tenha uma excelente leitura!

Fator R – do que se trata?

O Fator R nada mais é do que um cálculo que permite descobrir se é mais benéfico um prestador de serviços se enquadrar no Anexo III ou no V do Simples Nacional.

Ele se deu por conta da extinção do Anexo VI, que abrigava muitos profissionais desse setor e, dessa forma, permitiu uma readequação mais justa.

Isso aconteceu principalmente porque, apesar de ambas as opções abrangerem prestadoras de serviços, possuem alíquotas diferentes, sendo as do Anexo III menores.

Logo, o uso do Fator R é imprescindível para escolher a opção que assegure uma carga tributária menor e, assim, uma saúde financeira mais positiva.

Como realizar o cálculo do Fator R?

Agora que sabemos que o Fator R pode colaborar e muito para a sua empresa, chegou o momento de descobrir como é feito esse cálculo.

O primeiro ponto a ser considerado é que a fórmula necessária é a seguinte:

Fator R = massa salarial / receita bruta

Deverão ser considerados os últimos 12 meses e, em resumo, se o resultado obtido for: 

  • Inferior a 28%: deve se enquadrar no Anexo V;
  • Igual ou superior a 28%: pode se enquadrar no Anexo III.

Sendo assim, quanto mais você investir na contratação e na manutenção de funcionários, menos terá que pagar em impostos no Simples Nacional.

Algumas regras podem interferir no seu cálculo…

Tendo em vista que o pagamento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional – é feito mensalmente, podemos concluir que você pode variar de Anexo de acordo com a sua realidade.

Entretanto, para isso, é preciso realizar o cálculo do Fator R mensalmente e, ainda, considerar outras regras previstas na resolução CGSN nº 140/2018 que podem interferir na sua tributação…

A  presença de um especialista é essencial para pagar menos em impostos!

Nesse sentido, a melhor alternativa para pagar sempre o mínimo possível em impostos é contar com o suporte de especialistas, afinal eles podem te manter a par sobre todos os aspectos relacionados ao Fator R.

Isso sem mencionar que eles podem colaborar para a realização do cálculo em si e, ainda, manter você em total conformidade!

Conte com o nosso suporte!

Então, se você deseja manter a sua saúde financeira a melhor possível sem perder sua regularidade, conte com os nossos serviços!

A nossa contabilidade está mais que preparada para te atender e para te auxiliar no que for necessário para alcançar o sucesso financeiro.

Sendo assim, não perca mais tempo e entre em contato com os nossos especialistas contábeis agora mesmo!

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Caso: Lojas Americanas

  Entenda como a incorreta contabilização levou a um rombo bilionário! A Crise Instaurada Nas últimas semanas o assunto que mais repercutiu no âmbito empresarial foi a crise na empresa Americanas, que levantou muitas dúvidas em relação ao seu método

Contabilidade em São Paulo

Contabilidade em São Paulo

Somos um escritório de contabilidade em São Paulo com diferenciais que nos permitem ajudar a promover os negócios de nossos clientes em serviços de contabilidade. Escolher uma empresa de contabilidade, é uma decisão que precisa ser bem avaliada pelos empreenderemos.

Sociedade Unipessoal de Advocacia

Sociedade Unipessoal de Advocacia é o tipo de sociedade jurídica mais procurado por advogados que desejam abrir um escritório de advocacia. Afinal, existem vantagens para advogados optarem por abrir um CNPJ. Por outro lado, lembramos que esses profissionais do direito

Abertura de CNPJ para Startups

Abertura de CNPJ para Startups

? casA abertura de CNPJ para Startups é o primeiro passo para empreendedores inovadores. Apesar do cenário econômica ainda trazer algumas incertezas, volume de investimentos em Startups ainda é muito expressivo em comparação com outros setores. Por exemplo, no ano

Nutricionista pode ser MEI?

Nutricionista pode ser MEI?

Muitas pessoas têm a dúvida se nutricionista pode ser MEI (Micro Empreendedor Individual). Afinal, esta modalidade surgiu em 2009 como uma forma de facilitar a abertura de empresas para diversos negócios. Além disso, mais recentemente, esta tendência de desburocratização legal

Simples Nacional para Médicos

Simples Nacional para Médicos

Este é o ponto central para decidir se o Simples Nacional para Médicos vale mesmo a pena. O regime tributário Simples Nacional pode ser uma opção, mas vamos entender se esta é uma alternativa viável para estes profissionais. Lembrando que

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Somos uma empresa de contabilidade digital! Além disso, somos uma contabilidade especializada em diversos segmentos.

Confira nossos artigos com o tema contabilidade para advogados:

Confira também nossos artigos sobre startups:

Leia ainda nossos artigos sobre contabilidade para profissionais da saúde:

Recomendado só para você
Compreender a importância do Controle de Crédito do Ativo Permanente…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top