Saiba tudo sobre a Lei 14.020 e a continuidade da prorrogação de reduções e suspensões de contrato

saiba-tudo-sobre-a-lei-14-020-e-a-continuidade-da-prorrogacao-de-reducoes-e-suspensoes-de-contrato
Compartilhe nas redes!
CONTEÚDO

Lei 14.020: Reduções e suspensões de contrato são prorrogados por 2 meses

Diário Oficial da União publicou decreto que permite prorrogar reduções de salário e jornada e suspensões de contratos.

O governo federal prorrogou por mais dois meses a Lei 14.020 que permite empresas a suspender contratos de trabalho ou reduzir o salário e a jornada de funcionários.

O decreto nº 10.470/20 foi publicado no Diário Oficial da União na noite desta segunda-feira, 25.

Um decreto anterior, de julho, estendia o programa de 90 para 120 dias; agora, esse prazo será de 180 dias, limitados à duração do estado de calamidade pública (até 31 de dezembro).

Na semana passada, o ministro Paulo Guedes já havia dito que o governo iria prorrogar o programa. Nesta segunda, Bolsonaro afirmou que a prorrogação preservará cerca de 10 milhões de empregos.

“O Brasil voltou a gerar empregos, mas alguns setores ainda estão com dificuldades em retomar 100% de suas atividades. Por isso assinei o Decreto 10.470/2020 prorrogando o Benefício Emergencial por mais 2 meses. Serão cerca de 10 milhões de empregos preservados”, publicou o presidente em uma rede social.

O decreto também prevê que o empregado com contrato de trabalho intermitente formalizado até 1º de abril de 2020 poderá receber o auxílio emergencial mensal no valor de R$ 600,00 pelo período adicional de dois meses. Com a medida, esses trabalhadores receberão ao todo seis parcelas mensais de R$ 600.

Situação de vulnerabilidade

Em um texto divulgado à imprensa, a Secretaria-Geral informou que a prorrogação é necessária para as empresas em situação de “vulnerabilidade”.

“Faz-se necessária a prorrogação do prazo máximo de vigência dos acordos, para permitir que as empresas que estão em situação de vulnerabilidade possam continuar sobrevivendo a este período de calamidade e, desta forma, preservar postos de trabalho e projetar uma melhor recuperação econômica ao fim das medidas restritivas”, afirmou a pasta.

Programa Emergencial

A medida provisória inicial, publicada em abril, que foi sancionada no início de julho e transformada em lei, previa a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada e de salários em até 70% por até três meses.

No dia 14 de julho, o governo publicou a primeira prorrogação do programa, elevando para até 4 meses o período em que as empresas poderiam reduzir jornada e salário dos funcionários, e também fazer a suspensão dos contratos.

Em contrapartida, o Governo paga um benefício aos funcionários afetados pela medida, o BEm, Benefício Emergencial. Ele é calculado dentro de uma porcentagem do que o empregado receberia de seguro-desemprego relacionada à queda de renda, depositado diretamente na conta dos trabalhadores.

Conheça nossos serviços:

Somos uma empresa de contabilidade digital e atendemos empresas de todo o Brasil.

Disponibilizamos contabilidade para profissionais da Saúde:

E também somos especialistas em contabilidade para Startups e Contabilidade para Advogados.

Serviços em Destaque:

Fique por dentro de informações acessando o nosso Blog de Contabilidade.

Você sabe “O que é BPO Financeiro?” e Como funciona o processo de abertura de empresa?

Leia também: Franqueado na Pandemia

Fonte: Contábeis

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Caso: Lojas Americanas

  Entenda como a incorreta contabilização levou a um rombo bilionário! A Crise Instaurada Nas últimas semanas o assunto que mais repercutiu no âmbito empresarial foi a crise na empresa Americanas, que levantou muitas dúvidas em relação ao seu método

Contabilidade em São Paulo

Contabilidade em São Paulo

Somos um escritório de contabilidade em São Paulo com diferenciais que nos permitem ajudar a promover os negócios de nossos clientes em serviços de contabilidade. Escolher uma empresa de contabilidade, é uma decisão que precisa ser bem avaliada pelos empreenderemos.

Sociedade Unipessoal de Advocacia

Sociedade Unipessoal de Advocacia é o tipo de sociedade jurídica mais procurado por advogados que desejam abrir um escritório de advocacia. Afinal, existem vantagens para advogados optarem por abrir um CNPJ. Por outro lado, lembramos que esses profissionais do direito

Abertura de CNPJ para Startups

Abertura de CNPJ para Startups

? casA abertura de CNPJ para Startups é o primeiro passo para empreendedores inovadores. Apesar do cenário econômica ainda trazer algumas incertezas, volume de investimentos em Startups ainda é muito expressivo em comparação com outros setores. Por exemplo, no ano

Nutricionista pode ser MEI?

Nutricionista pode ser MEI?

Muitas pessoas têm a dúvida se nutricionista pode ser MEI (Micro Empreendedor Individual). Afinal, esta modalidade surgiu em 2009 como uma forma de facilitar a abertura de empresas para diversos negócios. Além disso, mais recentemente, esta tendência de desburocratização legal

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Somos uma empresa de contabilidade digital! Além disso, somos uma contabilidade especializada em diversos segmentos.

Confira nossos artigos com o tema contabilidade para advogados:

Confira também nossos artigos sobre startups:

Leia ainda nossos artigos sobre contabilidade para profissionais da saúde:

Recomendado só para você
A transferência inesperada do local de trabalho para a casa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top