Sociedade Unipessoal de Advocacia é o tipo de sociedade jurídica mais procurado por advogados que desejam abrir um escritório de advocacia.
Afinal, existem vantagens para advogados optarem por abrir um CNPJ.
Por outro lado, lembramos que esses profissionais do direito não precisam necessariamente terem CNPJ (cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para atuarem na profissão.
Mas, o que é Sociedade Unipessoal de Advocacia?
Na jurisdição existem alguns tipos disponíveis de sociedade para advocados que pretendem formalização a sua atuação.
A sociedade unipessoal é o tipo disponível para advogados que pretendem atuar sozinho, ou seja, sem terem sócios no escritório de advocacia.
Caso contrário, se o profissional fará a composição do escritório com outros sócios, o tipo de sociedade unipessoal de advogados não pode ser utilizado.
Neste caso, existem outros tipos societários que você pode entender um pouco mais neste artigo.
Quais as vantagens Sociedade Unipessoal de Advogados?
Como mencionamos acima, a OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) permite que o bacharel de direito, devidamente registrado na ordem, atue na profissão como pessoal física.
Dessa forma, advogados que pretendem atuar de forma individual (sem sócios), existem duas opções:
- Atuação como autônomo (Pessoa Física);
- Atuar constituindo um CNPJ (Pessoa Jurídica);
Se for a segunda opção, o seu enquadramento societário será a Sociedade Unipessoal de Advocacia.
Então, quais as vantagens de atuar como Pessoa Jurídica?
Atuando como pessoa física, a alíquota de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) pode chegar a 27,5%. O que é bastante expressivo. Por outro lado, atuando como Pessoa Jurídica, a alíquota em geral é mais baixa, dependendo do enquadramento fiscal. Uma empresa de contabilidade para advogados especializada, pode ajudar enormemente a escolher o regime fiscal mais adequado e que gere menos impostos.
Atuando com CNPJ constituído, ou seja, Sociedade Unipessoal para Advocacia, o profissional pode emitir nota fiscal. Alguns clientes individuais exigem tal documento fiscal. Além disso, se o advogado pretende atender também empresas, a nota fiscal será uma exigência.
Por fim, atuando como pessoa jurídica, pode haver mais facilidade para a aquisição de crédito.
Qual o enquadramento tributário ideal para advogados com CNPJ?
Somente uma empresa especializada em contabilidade para advogados e que disponha de ampla experiência em serviços fiscais, como nós da Princípio Contabilidade Digital, poderá indicar de modo mais adequado o melhor regime tributário para o seu escritório.
Todavia, duas opções são mais viáveis para a Sociedade Unipessoal de Advocacia:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
Apesar do regime Simples Nacional ter alíquotas mais baixas (iniciando em 4,5%, para um faturamento anual de até 180 mil), outras análises precisam ser levadas em consideração.
Por este motivo, entre em contato conosco para que um de nossos especialistas possam indicar qual o melhor regime para o seu escritório.
Confira outros artigos que podem interessar:
- Escritório de Contabilidade para Advogados
- Contabilidade Online para Advogados: Vale a pena?
- BPO Financeiro para Advogados
- CNPJ para Advogados: Como abrir e quais as vantagens?
- Como abrir um escritório de Advocacia?