Tipos empresariais previstos em lei: quais são?

Fique Por Dentro Dos Tipos Empresariais Proevisto Em Lei Antes De Abrir A Sua Empresa Post - Princípio Contabilidade Digital
Compartilhe nas redes!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
CONTEÚDO

Fique por dentro dos tipos empresariais previstos em lei antes de abrir a sua empresa

Conheça os modelos empresariais previstos em lei e entenda as suas principais características

Infelizmente, a pandemia continua no país e nesses últimos dois anos causou estragos não apenas nas questões sanitárias, mas também no aspecto econômico, o que gerou prejuízos para milhares de empresas brasileiras.

Muitas pessoas fecharam as portas de suas empresas de forma definitiva, mas por outro lado existem empreendedores atentos às oportunidades e ansiosos para investir em um novo negócio.

Mas, abrir uma empresa não é tão simples quanto parece, afinal existem muitos fatores que precisam ser compreendidos antes de serem colocados em prática, sendo um deles o esclarecimento sobre os tipos empresariais previstos em lei no país.

Você pode até conhecer um ou outro por nome, mas será que sabe quais são todos eles e, mais do que isso, as suas principais características?

Estamos aqui justamente para te auxiliar a entender esses pontos e, por isso, te convidamos a permanecer conosco até o fim deste artigo que, com certeza, será esclarecedor.

Portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Conheça os tipos empresariais previstos em lei

Antes mesmo de começar a falar sobre os tipos empresariais previstos em lei, é necessário salientar que eles existem justamente para organizar negócios distintos. 

Isso porque a grande proposta desses modelos é dispor de normas e características diferentes para que você entenda qual deles reflete a realidade do seu negócio e, com isso, possa adequá-lo de forma assertiva.

Então, chega de conversa e vamos aos tipos empresariais previstos em lei!

  • Empresário Individual

Podemos dizer que esse tipo empresarial é mais direcionado para indústrias, prestadoras de serviços e empresas do ramo do comércio.

Aqui as responsabilidades são ilimitadas e, inclusive, em caso de dívidas, os bens pessoais podem ser utilizados para a quitação.

  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Já na EIRELI, a responsabilidade do empresário passa a ser limitada ao capital social investido que precisa ser de, no mínimo, 100 salários mínimos.

Inclusive, é possível que você atue sem sócios caso julgue melhor, mas é importante lembrar que em caso de sociedade, por conta da responsabilidade ser limitada, o seu patrimônio estará seguro.

  • Microempreendedor Individual (MEI)

O MEI é a porta de entrada do empreendedor, sendo assim, vem sendo bastante difundido no período da pandemia, muito por conta da formalização de pessoas que a vida inteira atuavam de forma irregular.

Trata-se de um tipo empresarial simplificado e regido pela tributação do Simples Nacional.

E não podemos nos esquecer de que o limite de faturamento anual é de R$81 mil.

  • Sociedade Empresária

As Sociedades Anônimas e as Sociedade Limitadas se encaixam nesse tipo empresarial que apresenta uma atuação em conjunto dos sócios. Sendo assim, as características são similares à EIRELI pelo fato de cada um ter responsabilidades limitadas ao capital investido.

Lembrando que no caso da S.A, o capital é dividido por ações.

  • Sociedade Simples

Esse modelo é bastante comum no ramo de prestação de serviços e, nele, existe uma atuação em conjunto de sócios, de modo que não haja uma efetiva caracterização de empresa.

Aqui, as responsabilidades dos sócios também são limitadas.

  • Sociedade Limitada Unipessoal

Por fim, a sociedade limitada unipessoal é um modelo empresarial mais novo.

O capital social deve ser inferior a 100 salários mínimos e não há a necessidade de sócios.

Conte com uma contabilidade especializada!

Entender quais são os tipos empresariais previstos em lei é muito importante, mas melhor ainda é ter com quem contar para te auxiliar no início da sua jornada de empreendedorismo.

Portanto, conte com o nosso suporte contábil especializado e garanta as melhores decisões para o seu novo negócio.

Para isso, basta nos contatar agora mesmo por meio do ícone do WhatsApp que está logo abaixo.

Fonte: Abrir empresa simples

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Prazo Final Declaração Imposto de Renda Pessoa Física

Prazo Final para Envio da Declaração IRPF

Atenção! O prazo final para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é dia 31/05/2022. Quem perder o prazo, pagará multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido. A declaração é obrigatória para

Contabilidade Digital

Contabilidade Digital – Principais diferenças

A Contabilidade Digital é a nova tendência em serviços contábeis. A consolidação desse serviço foi possível devido ao avanço da tecnologia como internet mais rápida e sistema de informação eficiente e de baixo custo de utilização. Contabilidade Digital x Contabilidade

Preocupações do Empresários e Empreendedores

Principais Preocupações dos Empresários

Nos últimos anos, o mundo dos negócios passou por diversas dificuldades, assim como a população em geral, devido à pandemia e as restrições sociais que afetaram cada negócio de modo diferente. Negócios que dependiam exclusivamente do atendimento presencial aos clientes

Controle Financeiro de Startups

Controle Financeiro de Startups

Startups precisam desenvolver um controle financeiro rigoroso, para garantir a prosperidade do negócio e também para atrair investidores. Abaixo vamos abordar alguns pontos de atenção sobre o controle financeiro: 1. O negócio precisa estar adequado ao regime tributário, para garantir

Desafios para Startups

Desafios para Startups

O modelo de negócio conhecido como Startup, aumentou significativamente a sua participação no mercado. Porém, muitas dessas empresas se depararam com alguns desafios: Burocracia na abertura de empresas Que no caso de startups, pode ser maior por envolver algum tipo

Como montar um consultório Odontológico

Como Montar um Consultório Odontológico

Montar um Consultório Odontológico, é o grande objetivo do profissional dentista. Porém, é um projeto que precisa ser cuidadosamente planejado para que o negócio tenha prosperidade. Pois, o projeto de abrir um consultório odontológico, envolve decisões em diversas áreas diferentes.

como montar um consultório de psicopedagogia

Como montar um consultório de psicopedagogia?

Saber como montar um consultório de psicopedagogia é o primeiro passo para o sonho de ter o seu próprio consultório. Afinal, é uma profissão com um ideal bastante nobre: melhorar as relações com a aprendizagem. Além disso, abrir sua empresa

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra agora mesmo o que é uma sociedade não personificada…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top