Startups precisam desenvolver um controle financeiro rigoroso, para garantir a prosperidade do negócio e também para atrair investidores.
Abaixo vamos abordar alguns pontos de atenção sobre o controle financeiro:
1. O negócio precisa estar adequado ao regime tributário, para garantir a saúde financeira e as obrigações legais.
2. Ter um controle efetivo sobre o fluxo de caixa (entradas e saídas de dinheiro), permite entender melhor as fontes de receitas e as despesas. Possibilitando, uma abordagem mais correta para identificar oportunidades de redução de custos e aumento de lucratividade.
3. O investimento necessário para levar o negócio adiante, pode não estar 100% disponível no início do negócio. De forma, captar investimentos para formar fluxo de caixa pode ser uma necessidade. Se este é o caso, pode ser necessário um especialista em captação de recursos, para garantir a opção com melhor custo e que não prejudique os indicadores financeiros da Startup.
4. Organizar um sistema eficiente de contas a pagar e contas a receber é indispensável para não ocasionar nenhum tipo de problemas. Uma gestão ineficiente desta área, pode prejudicar inclusive o fluxo de caixa da empresa. Uma excelente opção é terceirizar este serviço (BPO Financeiro).
Nós da Princípio Contabilidade Digital, sabemos dos grandes desafios contábeis que se deparam as Startups. Por isso, disponibilizamos o serviço de contabilidade para Startups, que além de garantir todas as obrigações fiscais é uma gestão financeira eficiente.
Saiba Mais!